Não posso falar muito, pois quando perdi a fonte do meu netbook alguns anos atrás e precisei fazer uma "adaptação técnica", desenvolvendo um super adaptador para usar com outra fonte, enquanto não encontrava o plug compatível, também pensei em fazer isso.
Semana passada eu estava na casa da minha namorada quando anunciou em algum desses canais de filmes o Mamma Mia, aquele musical adaptado de uma peça escrita alguns anos antes com músicas do épico grupo sueco ABBA. Enfim, você deve conhecer. O filme é bem bacaninha e as músicas também, mas o engraçado é eu ter lembrado dessa "pérola" que registrei um tempo atrás enquanto fazia manutenção em um computador:
Pelo histórico, a pessoa estava tentando baixar o filme, mas com certeza não conseguiu nada além de uns malwares ou mesmo um vírus baixando um arquivo ".exe" pensando que seria o filme.
O site Internet Archive é um grande acervo digital, criado por Brewster Kahle em 1996, com uma sede física em São Francisco (CA, EUA), a organização sem fins lucrativos guarda textos, imagens, vídeos, aplicativos e a evolução de páginas famosas da internet (e não famosas também, pois até o Geek Fail aparece por lá) contada através de snapshops que foram registrados pelos algoritmos do site ao longo do tempo.
Internet Archive: Software Library, MS-DOS Games
Além de todo esse conteúdo, o site também oferece mais de 2,4 mil clássicos dos games ainda baseados em MS-DOS, coisa velha mesmo, pra pirar com a cabeça de qualquer saudosista. Títulos como Prince of Percia, Sim City, Pac-Man, Street Fighter e vários outros que se destacaram no decorrer da história podem ser encontrados.
Se ficou interessado (e com certeza ficou), clique aqui pra conferir essa sessão nostálgica.
Muita gente pensou que o Bliss (Êxtase em português), o papel de parede padrão do Windows XP era uma imagem produzida digitalmente, através de computação gráfica ou algum tipo de montagem. Mas em abril de 2014, quando o velho sistema operacional de Redmond encerrou seu suporte (08/04/2014), a história foi esclarecida.
Charles O´Rear, autor da foto que ficou conhecida como Bliss (Êxtase)
A imagem foi registrada por Charles O´Rear, ex-fotógrafo do National Geographic, em janeiro de 1996 na região de Napa Valley ao norte de São Francisco, CA, EUA. O´Rear conta que nessa época do ano, após o período de chuvas, a grama fica bastante verde, ressaltando aos olhos a paisagem entre as colinas. Desde então, ele estava alerta e foi em uma sexta-feira a tarde no caminho para a casa da namorada que presenciou o cenário perfeito. O céu estava azul e não haviam nuvens, apesar da rápida mudança com a chegada de algumas. Por isso, ele se apressou em descer do carro, armar o tripé e posicionar uma câmera Mamiya RZ67, alimentada por um filme da Fujifilm. O fotógrafo conta que registrou 4 imagens antes de seguir sua viagem. No vídeo abaixo ele explica em detalhes essa história:
Nos dias seguintes, O´Rear fez contato com a Microsoft e ofereceu a foto em troca de algum tipo de licenciamento. Alguns anos mais tarde, a empresa retornou e ofereceu a segunda maior quantia já paga por uma foto em toda a história (a maior foi por uma foto na qual o ex-presidente americano, Bill Clinton, aparece abraçando sua ex-secretária, Monica Lewinsky).
Sem sombra de dúvidas o wallpaper Bliss ficará marcado por décadas, sendo o mais famoso de toda a era da computação. Algumas pessoas arriscam a dizer que certamente essa é a imagem que já foi mais vista em todo o mundo.
As pessoas sempre acharam os joguinhos que vinham embutidos no Windows muito engraçadinhos, relaxantes e uns mimos para as horas de folga no trabalho. No entanto, Paciência, Campo Minado, FreeCell e Copas eram bem mais que apenas para entretenimento.
O Paciência existe desde meados do século XVIII como um jogo de cartas, mas com a chegada do Windows 3.0 (1990), a Microsoft mostrou que não era necessário uma mesa para colocar as cartas, sentar e jogar, apresentando uma versão digital do jogo, que tinha como intenção principal, fazer com que os usuários praticassem o uso do mouse, clicando e arrastando cartas para os seus respectivos lugares.
Paciência; em inglês conhecido como Solitaire
O Campo Minado serviu como uma espécie de segunda etapa do exercício proposto no Paciência, pois a intenção era habituar os usuários na utilização dos botões direito e esquerdo do mouse.
Campo Minado; em inglês conhecido como Minesweeper
O FreeCell tinha um objetivo um pouco além de testar seus usuários, pois dessa vez era o software que seria validado. O jogo fazia parte do pacote WIN32, uma função que permitia rodar aplicações 16 bits no Windows 3.1, intencionalmente testando a compatibilidade do sistema.
FreeCell
No Copas o objetivo da Microsoft era validar o uso do NetDDE, um método que permitia a comunicação entre clientes em uma rede local. Dessa forma, era possível jogar em rede com outras pessoas. O recurso foi testado no Windows for Workgroups 3.1, assim como o jogo publicado a partir dessa versão do sistema.
Copas; em inglês conhecido como Hearts
No mais, se você é um saudosista e cobaia da Microsoft no passado, caso tenha ficado viciado nesses joguinhos viciantes (sim, fui redundante nessa frase), os títulos estão publicados pra download na Windows Store, disponível para Windows 10 e acredito que para Windows 8/8.1 também.