domingo, 3 de novembro de 2013

RESULTADO DO SORTEIO: Action Figures da Coleção Mario Bros

Assim como havíamos previsto, ainda hoje pela manhã confirmado em postagem na nossa página no facebook, já temos o resultado do nosso sorteio. Foram dois ganhadores, identificados como Anderson Oliveira (1º sorteado e ganhador do boneco Mario na cor branca e vermelha) e Thiago Nathan BC (2º sorteado e ganhador do boneco Yoshi). O resultado do sorteio também pode ser visualizado clicando aqui.

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Parabéns Anderson e parabéns Thiago! Solicitamos que a partir de agora decorrendo o prazo máximo de 48 HORAS, vocês enviem uma mensagem através do nosso FORMULÁRIO DE CONTATO ou pela NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, contendo os seguintes dados: NOME COMPLETO e ENDEREÇO PARA ENTREGA (rua, número, bairro, cidade, estado e CEP). Dessa forma, poderemos organizar o processo para o envio dos bonecos.


Agradeço imensamente a todos que participaram! Sei que muitos estavam na expectativa (afinal, quem não quer ganhar um prêmio desses?), mas ao mesmo tempo que também agradeço, indico a Zoom Store, nossa parceira, como a melhor opção de compra desses artigos na internet. Tenho certeza que meu amigo Philipe Cardoso terá o maior prazer em atender todos os interessados, sempre prezando pela qualidade das peças e o melhor preço.

Muito obrigado mais uma vez! E continuem acompanhando o blog!

Nenhum brasileiro quer vender um rim pra comprar um PS4

Diversos canais de notícias já anunciaram as justificativas da Sony quanto ao preço do PS4 no Brasil. O cálculo não é nada simples, mas grosso modo não parece tão difícil entender, quando esmiuçar os R$ 4.000 reais em três partes: 63% (R$ 2.524 reais) destinados unicamente para impostos e tributação, 20% (R$ 850 reais) destinados a conversão do valor do produto na moeda nacional e margem da importadora / distribuidora e 16% (R$ 618 reais) referente ao lucro dos varejistas. Conforme Mark Stanley, vice-presidente da Sony Computer Entertainment para a América Latina, o valor final do produto no país poderia ser ainda maior, pois a Sony teria direito a mais R$ 257 reais destinados como margem referente a distribuição do console no país. No entanto, a empresa abriu mão desse benefício, "arredondando" o valor.

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Na semana passada, durante um debate que participei no 2º Apokalypse - Comics, RPG e Games, ouvi um rumor afirmando que a Sony estaria dando o seu "jeitinho brasileiro" para baixar o preço do console por aqui. A artimanha seria importar o console sem a fonte de alimentação, trazendo a mesma separadamente, na intenção de adicionar o insumo ao aparelho apenas em território nacional. Mas conforme consultei nos canais especializados no assunto, ninguém está comentando sobre essa possibilidade propriamente dita. Provavelmente a história deve ter surgido em um fórum obscuro frequentado por gamers maníacos.


O que a Sony andou assoprando foi quanto a fabricação do console em território nacional, assim como já é feito com o PS3, desde maio desse ano, prezando pela diminuição no preço final. Conforme a fabricante, quando anunciado a produção nacional do antecessor do PS4, o preço poderia cair 35%. Segundo Mark Stanley, é difícil dizer quanto o valor final pode variar devido a produção nacional, pois tudo depende da quantidade de insumos que serão encontrados no Brasil, assim como os componentes que precisarão ser trazidos de fora. Stanley ainda completou dizendo que a possibilidade de fabricar o console no país só poderá ser confirmada após o lançamento mundial do PS4, previsto para o próximo dia 15 de novembro. Atualmente só existe uma fábrica da Sony na China que produz o novo console, sendo que o polo de Manaus seria o segundo no mundo. O Brasil é um dos três países que fabrica o PS3, além de China e Japão. 

Conforme fontes, considerando que boa parte dos estoques de PS4 (ainda em pré-venda) já estão esgotados em esfera global, a estimativa é que apenas 2500 unidades do aparelho cheguem ao Brasil custando R$ 3.999 reais. Dessa forma, depois que passar aquela euforia do lançamento e os aparelhos começarem a "sentar" na prateleiras (o que pode ocorrer só no início de 2014), talvez a fabricação nacional já esteja até encaminhada, refletindo assim naquele preço mais acessível aos "brasukas". 

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Conclusão do novo prédio da HT Micron no Tecnosinos

Fruto de uma join venture formada pelo grupo gaúcho Parit em conjunto com a sul-coreana Hana Micron e instalada em um dos prédios cedidos pela Unisinos no parque tecnológico da universidade (Tecnosinos) no RS, a HT Micron é uma fábrica piloto que produz cerca de 2,4 milhões de chips por mês, operando nesse formato desde 2011.


No entanto, em cerimônia oficial realizada na última quarta-feira (23/10/13) durante o 3º Fórum Brasil-Coreia do Sul, prestigiado por autoridades como o embaixador do Brasil na Coreia do Sul, Edmundo Fujita, o secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, e o presidente da HT Micron, Ricardo Felizzola, a fabricante de semicondutores recebeu sua nova sede. A intenção da ampliação é multiplicar ao máximo os índices de produção, pois a nova planta disponibiliza 10 mil m² de área construída, contendo seis salas limpas divididas em 7,5 mil m². Baseado na capacidade física do espaço, é possível produzir 360 milhões de chips por ano, empregando mais de 800 colaboradores em até quatro anos. O investimento estimado está em torno de R$ 110 milhões, além de mais R$ 260 milhões previstos para os próximos anos.

O prédio foi construído pela  Unisinos podendo ser alugado pela HT Micron por um período de 10 anos, incluindo também a opção de compra. A universidade deverá receber 1% da receita gerada pela empresa, destinando esse valor para pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.

A nova fábrica deve entrar em modo de produção apenas em março de 2014, considerando que até lá, ocorrerá a instalação de diversos equipamentos, preparação das salas limpas e treinamento dos funcionários.

Fonte: Jornal NH (versão impressa), Jornal VS e Zero Hora

domingo, 27 de outubro de 2013

Em breve melhorias no sistema de sincronização do Skype

Desde que o Windows Live Messeger (popular MSN) deixou de funcionar lá no dia 30 de abril, os usuários vem sofrendo com os transtornos causados por essa migração. A galera estava acostumada a utilizar um serviço no qual o carro-chefe era o chat por texto, sendo obrigado a migrar para o Skype, serviço de VoIP, voltado principalmente para comunicação por voz ou videochamadas, apesar de também oferecer suporte ao chat por texto.

A principal reclamação dos usuários faz referência a sincronização das mensagens. O Skype trabalha com a tecnologia P2P (ponto a ponto), o mesmo padrão empregado naqueles serviços pra download de torrents, considerando que os usuários acabam fazendo papel tanto de servidor quanto de cliente, não existindo uma centralização do conteúdo. Dessa forma, usuários que utilizam o Skype em diferentes computadores ou dispositivos, sofrem com a falta de sincronização das mensagens, causando confusões com o recebimento desse conteúdo, pois muitas vezes trechos de uma mensagem que já foi lida e respondida enquanto a pessoa utilizava o desktop, é encaminhado como uma nova mensagem quando ela utiliza o smartphone ou tablet, por exemplo.

Imagem: www.forbes.com

Portanto, a divisão da Microsoft responsável pelo Skype anunciou algumas melhorias para a plataforma de comunicação. Entre elas, está principalmente a migração da tecnologia P2P para o armazenamento em nuvem, possibilitando a integridade no envio e recebimento das mensagens, independente de quantos dispositivos o usuário utilizar, além da possibilidade de existir uma versão web do comunicador, assim como o Facebook Messeger ou Google Hangouts. Possíveis melhorias quanto a estabilidade, performance e usabilidade do serviço também foram comentadas. O ideal seria que o envio e recebimento de mensagens enquanto os usuários estiverem offline também começasse a funcionar.

Nenhuma fonte revelou quando essas alterações serão lançadas, mas possivelmente nos próximos meses alguma coisa deve sair, se é que já não estão sendo disponibilizadas em conjunto com o lançamento do Windows 8.1.

Fonte: Skype Big Blogs, TudoCelular e Windows Phone Central

sábado, 26 de outubro de 2013

Palestrantes para VI Festival de Software Livre

No dia 23 de novembro (sábado), o Software Livre VS vai realizar o VI Festival de Software Livre do Vale dos Sinos, mais um evento anual organizado pelo grupo, promovendo o uso de soluções com código fonte aberto. Dessa vez, a comemoração vai acontecer na Fundação Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), no período da tarde, das 13h às 18h.


E assim como todo o evento promovido pelo grupo, palestras estão previstas, considerando que a programação ainda está sendo elaborada. Dessa forma, a chamada para palestras está aberta, portanto, se você possui o domínio sobre alguma tecnologia livre, apresente sua proposta e venha compartilhar seu conhecimento com a comunidade. Para submeter seu trabalho, envie um E-mail para fslvs2013@softwarelivre-vs.org até o dia 11 de novembro, descrevendo as seguintes informações:

-> Título da palestra
-> Resumo da palestra (1 parágrafo)
-> Nome do palestrante
-> Mini-currículo do palestrante (1 parágrafo)
-> Contato para retorno (E-mail)
-> Telefone para contato (ligaremos somente se necessário)

Para maiores esclarecimentos, consulte a página de divulgação oficial do grupo, clicando aqui.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Nós celebrando 4 anos e você ganhando presentes

É com muito orgulho que hoje o Geek Fail está celebrando 4 anos. Assim como comentamos em uma postagem anterior, você deve ter percebido que durante esse mês inteiro modificamos a nossa logo principal em consideração a essa data tão importante pra nós.

No último ano o Geek Fail evoluiu bastante. Nem tanto em termos de visitação, mas sim em reconhecimento. Apesar da nossa conquista estável por um número maior de visitantes, temos um diferencial significante; a cada dia que passa percebemos que a quantidade de pessoas que retornam ao site está crescendo, o que demonstra que estamos conquistando a confiança e respeito dos nossos leitores e amigos. Nos últimos meses recebemos propostas e fechamos parcerias promitentes, traçando estratégias definidas e que refletem em um trabalho mais elaborado. Sem contar que tudo isso transcreve como uma grande recompensa pelo nosso esforço ao longo desses anos.


Ao contrário do ano passado, dessa vez não preparamos nada de tão especial. Ou melhor, depende do ponto de vista. Em comemoração ao nosso aniversário, estamos lançando o sorteio de 2 (dois) action figures da Coleção Mario Bros, adquiridos em parceria com a Zoom Store. Os personagens são um Mario (prêmio para o 1º [primeiro] sorteado) e um Yoshi (prêmio para o 2º [segundo] sorteado). Para participar é necessário acessar esse link e clicar no botão "Quero Participar", e se você ainda não curtiu nossa página no Facebook, é preciso que faça antes de confirmar sua participação. O sorteio vai ocorrer no próximo dia 03 de novembro (domingo), através do aplicativo Sorteie.me no Facebook. A referência com o nome dos ganhadores será revelada no decorrer do dia. Caso o frete para o envio dos prêmios exceda o valor de R$ 10,00 reais, será necessário que os ganhadores compensem a diferença.

 Mario Vermelho stalkeando Mario Branco e Yoshi

Mario Branco e Yoshi prontos para o sorteio

Qualquer dúvida envie sua mensagem através do nosso formulário de contato. Desejo boa sorte a todos e muito obrigado pela sua visita!

Joatan Fontoura
Editor Geral

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Criador do jogo Space Invaders admite ser um péssimo jogador

Já ouvi falar que a galera que trabalha com desenvolvimento de jogos digitais acaba sendo o público que menos joga durante as horas vagas. Não concordo com essa teoria, ao mesmo tempo que prefiro partir do princípio de que os desenvolvedores jogam muito melhor que qualquer outra pessoa. 

E falando em jogar mal, na semana passada, o japonês Tomohiro Nishikado, criador do clássico game Space Invaders (aproveite e experimente uma versão "renovada" como Space Invaders 3D ou uma versão mais "mixada" como Zelda Space Invaders), concedeu uma entrevista para revista americana The New Yorker, relevando sua péssima performance no jogo que ele mesmo desenvolveu. Nishikado comenta que tem dificuldade para passar do primeiro level do game e que se dependesse dele, o jogo seria extremamente simples, pois durante o desenvolvimento, ele contou com a ajuda de alguns colegas, consequentemente jogadores melhores que ele próprio.


Space Invaders foi desenvolvido em 1977, sendo popularizado nos consoles no decorrer dos anos seguintes. O jogo é uma aplicação bastante rudimentar em termos gráficos, obviamente devido aos poucos recursos disponíveis na época. O projeto encontrou seu lugar, sendo difundido pelo mundo todo, e diante desse sucesso, Nishikado, formado em Eletrônica pela Tokyo Denki University e designer de games apenas por "falta de opção", confessou que temeu pela possibilidade de uma falha ser encontrada no game. Além de Space Invaders, Nishikado também trabalhou no desenvolvimento de outros títulos como Soccer and Davis Cup (1973), Speed Race (1974), Gun Fight (1975) e no simulador de guerra chamado Interceptor (1975).

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

2º Apokalypse - Comics, RPG e Games

No próximo domingo (27/10/13) vai ocorrer o 2º Apokalypse - Comics, RPG e Games, o que nem preciso explicar muito, é mais um daqueles eventos pra nerds hardcore que estejam afim de encontrar outros nerds tão hardcore quanto eles próprios. 

O evento vai contar com salas temáticas, competições envolvendo cards e games, venda de artigos do ramo, palestras e oficinas. Entre os convidados estão o cartunista, Daniel HDR, o publicitário e professor, Cristiano Pereira e o professor do curso de Jogos Digitais da Universidade Feevale, Eduardo Muller, falando sobre suas experiências no ramo de criação digital.

CLIQUE AQUI para visualizar maiores informações

O encontro vai ocorrer no Colégio Estadual Vila Becker, com início marcado para às 8h e 30 min e encerramento para às 15h e 30 min. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente nas lojas conveniadas (conforme indicação no banner) pelo valor de R$ 2,00 (alunos do colégio) e R$ 3,00 (público em geral). Comprando no dia do evento o valor é R$ 3,00 (alunos do colégio) e R$ 5,00 (público em geral). 

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Cuidando da sua vida com menos papel ou quase isso

Já faz algum tempo que as pessoas vem tentando acabar com aquela papelada que vai ficando acumulada ao longo dos dias. Mas é inevitável, não interessa o tipo de trabalho ou profissão que o cidadão leva, sempre vai acabar guardando um ou outro papel, seja um contrato ou uma procuração, ainda existem documentos que exigem uma cópia física.


Mas uma eventual anotação, lista de afazeres ou mesmo um texto mais extenso, são tarefas que podem ser manipuladas a partir de qualquer dispositivo móvel com acesso a internet. Um aplicativo prático pra gerenciar isso é o Evernote, a grande revolução que quebrou paradigmas conservados durante décadas pelo velho "bloco de anotações", possibilitando assim manter esse conteúdo totalmente no formato digital.

Assista a especialista em tecnologia móvel, Bia Kunze a.k.a Garota Sem Fio, falando mais sobre o assunto no vídeo abaixo:


Fonte: Garota Sem Fio

domingo, 20 de outubro de 2013

Zigg Downloads sorteando um Battlefield 4

A galera dos games pira com essas promoções, ainda mais pela oportunidade de descolar um Battlefield 4. O negócio é acessar esse link e seguir as instruções. O principal critério é estar curtindo a página do Zigg Downloads no Facebook, conforme consta no regulamento.


A promoção será válida até o dia 31/10/13.
Participe!

sábado, 19 de outubro de 2013

Dia da galera de TI


Parabéns pra você que também compartilha dessa atividade tão nobre que é trabalhar com Tecnologia da Informação.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Sony ferrando o preço do PS4 no Brasil

A quinta-feira (17/10/13) foi de indignação pra galera que estava aguardando o anúncio quanto ao preço oficial do PS4 no Brasil. A Sony resolveu esculachar o valor, colocando nada menos que R$ 3.999 reais como preço do console e R$ 179 reais como preço inicial dos jogos. Enquanto isso, nos EUA o vídeo game é vendido por US$ 399 dólares. Outra comparação é quanto ao preço do Xbox One aqui no Brasil, conforme já confirmado pela Microsoft, o console vai custar R$ 2.200 reais e nos EUA é anunciado por US$ 499 dólares. Ambos os vídeo games estão em pré-venda por aqui, lembrando que a Microsoft prometeu a estreia para o dia 22 de novembro e a Sony para uma semana depois, no dia 29 de novembro.


Mas voltando a falar do precinho nada camarada do PS4 na terrinha, a insatisfação do pessoal repercutiu nas redes sociais. As hashtags #PS4K e #PS4000 borbulharam pelas timelines no Twitter e até um protesto está sendo combinado pelo Facebook para ocorrer durante o Brasil Game Show (BGS), evento que deve acontecer entre os dias 25 e 29 de outubro. A gurizada está querendo "chegar junto" no estante da Sony e pedir satisfações por conta do preço abusivo cobrado pelo console no país.

É difícil entender o motivo pelo qual um valor tão alto foi proposto, pois mesmo somando os impostos nacionais cobrados com base no produto, acaba não justificando essa diferença gritante. Mas tem gente que tirou lá suas conclusões, um exemplo é o magrão do vídeo abaixo, indicado pelo Jabel Fontoura:


Então, será que o governo brasileiro está dando mais uma de engraçadinho ou a Sony que é uma fanfarrona?

Fonte: G1 Tecnologia e Jovem Nerd

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Ninguém vive sem uma gambiarra

É impossível trabalhar com informática (entenda como manutenção de hardware) e eletrônica sem uma boa e velha gambiarra, ou melhor, adaptação técnica. Nem sempre você tem recursos suficientes como componentes ou ferramentas para realizar determinado reparo, precisando colocar a "cachola" pra funcionar, desenvolvendo uma solução customizada:

Fixando cooler do processador com cinta plástica

Voilà!

E quem nunca implementou uma boa "gambis" que atire a primeira pedra!

domingo, 13 de outubro de 2013

Gato folgado esquentando as peitola


Espertinho esse bichano.
Só uma dica: usando uma fonte universal furreca, esquentaria bem mais.

Fonte: 9GAG via Instagram

sábado, 12 de outubro de 2013

Centro de Capacitação em Tecnologias Apple na PUCRS

Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul (PUCRS) e o Instituto Eldorado, instalado no Tecnopuc, parque tecnológico da universidade, a Apple está trazendo para Porto Alegre / RS, o Brazil Education Program for iOS Development (BEPiD), oferecendo um programa de capacitação no desenvolvimento para plataforma iOS.


O programa está abrindo 100 vagas para um currículo de 20 horas semanais, entre manhã ou tarde, divididas entre 2 semestres de curso, envolvendo aulas teóricas e práticas, utilizando materiais online como suporte ao desenvolvimento dos projetos propostos, além de dispositivos como iPads e iPhones alocados no espaço oferecido pelo Tecnopuc. Os aplicativos desenvolvidos serão publicados na App Store. Os interessados devem estar devidamente matriculados em cursos de graduação como Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação ou similares. Os custos serão totalmente arcados pelos parceiros envolvidos, não necessitando investimento financeiro partindo dos alunos, considerando que os envolvidos também receberão um auxílio financeiro. A iniciativa é a segunda no Brasil, também ocorrendo em Campinas / SP.

As inscrições podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (18 de outubro), através do formulário no site do programa. Os candidatos passarão por um processo de seleção e entre os requisitos recomendados estão conhecimentos em programação orientada a objetos, linguagem C e C++, além de noções básicas do funcionamento de sistemas baseados em Unix. Características como motivação, criatividade e empreendedorismo também serão um diferencial.