sábado, 25 de maio de 2024

Qual a diferença entre inteligência artificial e sistema computadorizado?

Dias atrás, meu pai me fez a pergunta que intitula essa postagem. E ele complementou questionando: "Existe mesmo diferença?". Eu respondi: "Sim, existe!". E comecei a explicar que um sistema computadorizado – como o nome já diz – é uma estrutura que roda dentro do computador, armazenando dados e permitindo que as informações sejam resgatadas e aceitem operações, que quando executadas, oferecem algum benefício ao usuário. Segui explicando – e diferenciando – que a inteligência artificial (IA)  busca "imitar" a cognição humana, e com isso, cria situações em que as pessoas podem interagir no computador como se estivessem trocando informações com outro indivíduo.

Meu pai trabalhou a vida toda no ramo automotivo. Ele ficou quase 40 anos em uma concessionária da marca Fiat. Por isso, muitas vezes, nossas conversas acabam sendo direcionadas para exemplos envolvendo esta época. Sendo assim, após a minha breve explicação, ele perguntou se o Fiatnet – o software que ele conheceu e trabalhou na época da concessionária, que fazia toda a gestão de vendas, pós-vendas, atendimento ao cliente, estoque de peças e administração – seria uma IA ou um sistema computadorizado.

Exemplo de Sistema Computadorizado

Eu disse que o Fiatnet seria um sistema computadorizado. Afinal, toda a vez que se desejava saber sobre o histórico de um veículo, como por exemplo – dados do proprietário, data da compra, última quilometragem registrada, revisões realizadas e próximas –, bastava fazer uma pesquisa no computador, utilizando dados como chassi ou placa. Comentei que todas essas informações estavam guardadas em um banco de dados e que as operações – no caso do exemplo, uma consulta – eram feitas a partir de um estímulo inicial (a entrada de um dado), seguido da navegação em telas, botões, campos e formulários do sistema.

Sistema computadorizado

Dito isso, meu pai lembrou que no passado, as informações eram armazenadas em fichas de papel e sempre que se desejava realizar uma pesquisa como a que comentei, era necessário se deslocar até um arquivo físico e buscar a pasta com os dados do cliente e seu veículo. Portanto, vi que ficou clara a ideia do sistema computadorizado, já que ele percebeu que antes do computador, as informações eram guardadas em documentos físicos, e que mais tarde, com o uso da máquina, os dados passaram a ser acessados digitalmente, por meio de um sistema computadorizado.

Exemplo de Inteligência Artificial

Por fim, meu pai perguntou: "E se o Fiatnet fosse uma IA, como seria?". Eu respondi que poderia funcionar da seguinte forma: "Ao invés de haver um formulário com um campo específico para inserir os dados do veículo – seguido de um botão de pesquisa –, poderia existir uma caixa de texto onde coloquialmente poderíamos escrever uma pergunta, relatando que gostaríamos de saber sobre o veículo com determinada placa ou chassi. A partir disso, receberíamos como resposta as informações desejadas, como se estivéssemos conversando com o computador.". Arrisquei a comentar que no exemplo citado, é como se a IA fosse um funcionário da empresa que tivesse todo o conhecimento necessário para o negócio funcionar. Desta forma, bastaria chegar até ele e fazer a pergunta certa para receber a resposta que precisássemos naquele momento.

Inteligência Artificial

IA vs. Sistema Computadorizado

Notavelmente satisfeito com a conversa, meu pai disse: "Então é mais fácil utilizar a inteligência artificial do que um sistema computadorizado!". Claramente concordei com a afirmação dele e complementei: "Um sistema computadorizado necessita que comandos sejam explicita e objetivamente inseridos para que a informação desejada seja extraída. E mesmo assim, algum esforço talvez tenha que ser feito pelo usuário, como sumarizar os dados obtidos a fim de encontrar de fato a resposta desejada.". E segui dizendo: "Já a inteligência artificial, funciona como se fosse uma pessoa – conhecedora de todas os dados e informações que desejamos obter – e para receber uma resposta, basta que façamos uma pergunta como se estivéssemos tendo uma conversa casual.".

Considerações

O objetivo dessa postagem não é uma análise aprofundada das tecnologias citadas, mas sim, uma forma simples e objetiva para diferenciá-las. Certamente a inteligência artificial não anula a necessidade de um sistema computadorizado e não cabe discutir isso aqui. Até porque, se a gente parar e analisar, não existiria IA sem um sistema computadorizado por trás. Mas isso é papo para outro momento, quem sabe. Entretanto, é importante lembrar que a capacidade e os cenários de atuação da IA vão muito além dos exemplos que mencionei ao longo do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário