Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Automatizando ServiceNow PDI "wake up" com Python e Selenium

A ServiceNow oferece uma sandbox para todos os administradores, arquitetos, desenvolvedores e especialistas – ou simplesmente curiosos sobre o funcionamento da plataforma – a fim de que possam testar e validar funcionalidades e recursos. Estes ambiente são denominados PDI (Personal Developer Instance) – ou no português, instância pessoal de desenvolvimento.

Como a empresa não cobra pelo uso dos ambientes, é natural que preze pela economia de recursos. Sendo assim, PDIs que estejam entre 6 e 8 horas sem atividade (ociosas), são devolvidas para o pool da ServiceNow, e ficam lá até que seus usuário solicitem novamente seu funcionamento. Portanto, todos os dias, quando se deseja utilizar uma PDI, os usuários necessitam acordá-la.

Let's automate it!

Despertar uma PDI consiste basicamente em autenticar-se no site https://developer.servicenow.com com o E-mail e senha utilizado para cadastrar-se no site e provisionar a instância. O processo pode levar alguns minutos até que a PDI esteja online. PDIs que não sejam acordadas por mais de 10 dias, são definitivamente excluídas pela ServiceNow. Com isso, para quem tem apego aos seus projetinhos, é interessante estar sempre despertando a instância, mesmo quando não vai utilizá-la. E que tal automatizar este processo?

Não sou nem um pouco especialista no tema, mas fuçando e com alguma pesquisa, criei um script super simples para automatizar o wakeup de uma PDI. Quer ver como está funcionando?

Você não ficou surdo 😅. Não tem fala no vídeo mesmo, pois é apenas ilustrativo. 🤓

Agora sim! Para replicar a construção do script, basta seguir os passos:

  1. Baixe e instale o Python: O download pode ser feito pelo site oficial.
  2. Instale a biblioteca Selenium: Abra o console/terminal e digite: pip install Selenium.
  3. Baixe o ChromeDriver: Salve o arquivo na mesma pasta onde o script será criado.
  4. Utilizando um editor da sua preferência (Notepad, Notepad++, Sublime Text, etc...) crie o script conforme o modelo que estou disponibilizando aqui https://www.joatanfontoura.com/arquivos/AuthSNDev.py, lembrando de apenas alterar os valores das variáveis SNDevUser e SNDevPass para seu E-mail e senha cadastrados no Site Developer.
  5. Depois disso, é só chamar o script no console/terminal, digitando AuthSNDev.py, no caso de você ter colocado o mesmo nome que eu usei.
  6. Por fim, se quiser, você pode criar um agendamento para que o script seja executado diariamente a partir do seu computador: Aqui as instruções para agendar no Windows.

No mais, acho que é isso. Espero que funcione pra você da mesma forma que funcionou pra mim!

UPDATE [22/12/2023]: O script disponível para download foi revisado, adequando o ID dos elementos da página do site Developer com as mudanças realizadas pela ServiceNow.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Aprenda e revise. Se não, você esquece.

Esquecer coisas faz parte da concepção humana. O cérebro foi construído assim. Ele não pode guardar tudo. Caso contrario, as pessoas ficariam birutas. É preciso aliviar a carga e focar no que ele – o cérebro – considera relevante.

Curva do Esquecimento

Existe uma teoria chamada de Curva do Esquecimento, que foi desenvolvida em um estudo de Hermann Ebbinghaus conduzido em 1885. Ebbinghaus demonstrou por meio de um gráfico – apresentado a seguir –, a quantidade de informações que o nosso cérebro consegue guardar ao longo do tempo. Sim, com o passar das horas e dos dias, desde quando a informação foi consumida, o conhecimento vai se perdendo.

Curva do Esquecimento: Aprendizado e Esquecimento

A solução para contornar esse comportamento – também segundo Hermann – é a revisão, já que quando uma informação é revisitada, o pico de retenção aumenta e é como se o cérebro apertasse a tecla "F5" e recarregasse a página com o conteúdo.

Curva do Esquecimento: Estudo e Revisão

Pirâmide de Aprendizagem

O the bizness – uma newletter que acompanho e gosto muito – ao falar sobre esse assunto e me fazer querer replicá-lo aqui, lembrou também da Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser.

Pirâmide de Aprendizagem: Passiva e Ativa

O modelo de Glasser ilustra muito bem as fases do aprendizado e o caminho a ser percorrido para que o cérebro crie as conexões necessárias, e assim, o conteúdo seja mais lembrado com maior clareza e discernimento. Por sinal, essa análise é bastante semelhante – e possivelmente uma possa ter servido de base para a outra – de um outro método de aprendizagem que comentei em um artigo mais antigo aqui do blog. Vale também dar uma olhada. 😉

Cada um no seu quadrado

Há pessoas que tem espírito de fuçador. Se alguma coisa estraga em casa, ao invés de chamar alguém para consertar ou mesmo levar para o conserto, primeiro eles tentam arrumar. Eu me incluo nesse grupo. Para algumas coisas, não mais tanto, mas ainda sou desses.

Somado a característica assumida no parágrafo acima, antigamente eu achava que precisava ser bom em qualquer coisa. Se pegava algo que eu nunca havia feito antes, me frustrava por não conseguir desempenhar a atividade de forma precisa e rápida. Então já viu, né? Quando eu tentava consertar alguma coisa e não conseguia, ficava bem chateado. Na verdade, isso ainda acontece um pouco, mas já estou mais convencido que é humanamente impossível ser bom em tudo.

You are not the fucking specialist, my friend.

Explico com um exemplo recente: a chave do carro.

Eu queria trocar a carcaça da chave porque a antiga estava feia e quebrada. Meu pai achou um modelo compatível, comprou e me deu de presente. Porém, ao invés de levar no chaveiro e pedir para ele fazer a troca, eu mesmo resolvi tentar. Afinal, abrir a chave, tirar o mecanismo de uma e colocar na outra é fácil. De fato, não é difícil. Eu consegui. Mas o problema é que ela é uma dessas chaves do tipo canivete e pra sacar a lâmina quando aperta o botão, tem uma mola que faz esse mecanismo funcionar. Descobri que é necessário dar pressão na mola antes de montar, se não, a lâmina não dispara e você precisa puxá-la manualmente. Contudo, quem diz que eu consegui fazer dessa maneira?

Chave velha e chave nova

A mola é muito pequena e não tenho habilidade suficiente pra isso. Eu não sou um chaveiro. Possivelmente ele faça algo semelhante com a chave dos carros dos seus clientes várias vezes em uma semana. Eu nunca tinha feito.

Vídeo onde mostro a mola sem pressão

O que eu quero dizer com este texto é que se você quer algo perfeito, leve para um profissional. Ele vai saber como resolver – pelo menos deveria. Afinal, trata-se de uma pessoa que estudou, se qualificou e que possui a técnica necessária. Caso contrário, se achar que pode fazer, faça. Mas saiba que provavelmente não vai ficar do jeito que uma pessoa especializada faria. E está tudo bem. Conforme-se com isso. Cada é bom na sua área de atuação – no seu quadrado – isso é da vida. É assim mesmo.

domingo, 8 de janeiro de 2023

Ethical Hacker

Não se preocupe! Sou um expert em hackear.

P-A-S-S-W-O-R-D. Deny. 

A-B-C-1-2-3. Deny.

Tudo certo! Verifiquei tudo e seu sistema é realmente à prova de balas.

😅

Dúvida sobre programação

Toda vez que tenho uma dúvida sobre programação e preciso de ajuda, eu posto no Reddit e depois entro em outra conta e respondo com uma resposta absurdamente incorreta.

As pessoas não se importam em ajudar os outros, mas ADORAM corrigi-los.

Funciona 100% das vezes.

Genius. Usando 100% do cérebro. 😂

O declínio das empresas de tech

Depois de um boom em contratações no período da pandemia, 2022 não foi um bom ano para as empresas de tech – incluindo as big. Os EUA – sozinho – sofreu com 90 mil profissionais desligados de suas organizações. Trata-se de um cenário de crise: Guerra, alta de juros e inflação. As ações de muitas companhias despencaram e com isso houve os desligamentos em massa. Afinal, todos querem manter o caixa e a eficiência. Onde puderem "espremer", irão. E muitas vezes sobra para os recursos humanos. Essa prática não é recente. Sempre foi assim.
 


Cenário brasileiro


Segundo a investidora Camila Farana, entre janeiro e novembro de 2022, os recursos financeiros aportados pelos capitalistas de risco chegaram a US$ 4,48 bilhões. Em 2021, esse valor foi bem maior, atingindo US$ 9,8 bilhões. Mas apesar da redução, a especialista explica que em 2022, as startups brasileiras viveram seu melhor segundo ano desde 2013.
 
Agora falando em pessoas, em 2022, o cenário das startups sofreu uma baixa de 4 mil profissionais. Empresas como Quinto Andar, Loggi, Ebanx, Mercado Bitcoin e Loft foram as que mais desligaram pessoal. Neste período, somente a Loft demitiu 855 funcionários, o que gira em torno de 10% do seu quadro.
 
Camila afirma que os investidores ficaram mais cautelosos, e isso deverá prevalecer em 2023 em virtude de indefinições e incertezas no meio político.

Muitas contratações na pandemia


Alguns alegam que acabaram contratando demais durante a pandemia. Na primeira semana de 2023, a Amazon anunciou mais demissões, podendo chegar a 18 mil. No infográfico acima, é possível ver que em novembro de 2022, essa gigante já havia demitido 10 mil funcionários. A Salesforce, outra expoente da tecnologia, também já se pronunciou e disse que vai reduzir sua força de trabalho em 10%. Só para constar, atualmente a Amazon conta com 1.468.000 funcionários. A Salesforce possui 79.824 colaboradores.

Futuro incerto


Alguns tech recruiters já sugerem pensar duas vezes antes de trocar de emprego. O contexto ainda é muito incerto, tanto em esfera nacional como internacional. Mais demissões podem ocorrer e poderá levar algum tempo até que a situação se estabilize.

domingo, 1 de janeiro de 2023

USB Tipo C

 
Cansado de toda vez plugar seu USB do lado errado? Pelo menos existe o USB Tipo C! USB-C é demais. Você pode usar o conector de qualquer lado. Veja! Esse é um homem comum usando o USB-C com facilidade.
 
Só esqueceram de avisar que utilizar de qualquer lado, significa estar com o conector alinhado no mesmo sentido: horizontal ou vertical. 😅