Talvez um dos principais desafios dos profissionais de TI é explicar as pessoas que não são da área sobre o seu trabalho. Normalmente o pessoal associa como alguém que conserta coisas. No fundo, não deixa de ser, mas é bem mais complexo que isso.
No meu caso, quando eu trabalhava como técnico em informática era fácil de explicar: o menino da TI que conserta os computadores. Depois, quando fui trabalhar com suporte e infraestrutura, complicou um pouco, pois eu acabava me envolvendo com tecnologias e mecanismos que não fazem parte tanto do cotidiano técnico de quem "arruma computador", mas ainda era OK de falar sobre isso. Mais tarde, quando fui trabalhar com gestão de serviços de TI, daí a situação ficou tensa: no geral, as pessoas nem imaginam – há inclusive pessoas de TI que não fazem ideia da existência dessa função – e que esse tipo de serviço existe e é de suma importância para uma empresa.
Agora, já vai fazer quase 1 ano que estou trabalhando como consultor de treinamentos de uma plataforma chamada ServiceNow. Há muita gente – e mais uma vez, incluindo pessoas de TI – que não fazem ideia da existência do ServiceNow. E muito menos consideram a necessidade de haver treinamentos para isso, visto que não conhecem a dimensão da solução. Face a isto, a seguir, compartilho dois vídeos feitos para explicar sobre o que é ServiceNow e sobre o ecossistema da solução em termos de produtos e funcionalidades.
O que é ServiceNow?
Conheça o mapa de capacidades do ServiceNow
Perceba que o ServiceNow é muito amplo. Portanto, é humanamente impossível alguém conhecer profundamente a solução de ponta a ponta. Acho difícil haver um especialista que conheça em detalhes toda a gama de produtos e soluções oferecidas.
Entretanto, sempre há um começo. A pessoa inicia aprendendo o básico da
ferramenta, como configurá-la e administrá-la no seu sentido mais generalista.
Depois, pode se aprofundar em mais dois ou três produtos, por exemplo. No meu
caso, eu sei como administrar o funcionamento do ServiceNow – na sua forma
geral. Sou certificado e tenho habilitação para ministrar o curso ServiceNow
Fundamentals. Além disso, como também conheço de ITSM (sigla em inglês para
gestão de serviços de TI), tanto no contexto geral – não especificando
ferramenta "A" ou "B", – também fui avaliado e consegui permissão para
conduzir treinamentos de ITSM Fundamentals.
Então é isso. Agora você já tem uma ideia com o que eu trabalho. Quando nos encontrarmos, você até pode me perguntar sobre a melhor marca ou modelo de notebook para comprar, mas como já há alguns anos que eu não acompanho mais isso com tanto afinco, minha resposta será meio vaga 🤷♂️. No entanto, se me perguntar sobre ServiceNow, certamente poderei te ajudar mais. 😊