Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Star Wars em ordem alfabética


Se você é um tremendo viciado em Star Wars daqueles que seria capaz de qualquer coisa pra defender a série, vai gostar desse vídeo, no qual, um cara possivelmente mais viciado que você e com muuuiiitooo tempo livre organizou todas as falas de todos os episódios em ordem alfabética. Sim, você vai assistir as cenas e ouvir as falas fora de sintonia, mas organizadas de A à Z:


Fonte: indicado pelo Jabel Fontoura

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Uma bateria externa para notebooks

Usar o notebook / netbook como um "deskbook" ou "desknote" é um saco. É preciso ficar sempre cuidando pra não capar a fonte de alimentação acidentalmente da tomada antes de desligar o equipamento, se não, você corre o risco de perder todo o seu trabalho não salvo, já que a bateria não segura mais nem um segundo longe da carga. 

Já fazem quase 4 anos que comprei meu netbook e ainda não tenho intenção de aposentar ele. Em novembro do ano passado a bateria começou a engasgar, não segurando mais nada de carga. O peso dela também diminuiu drasticamente, possivelmente causado por uma reação interna das células que desistiram de aceitar carga.

Meu vizinho tinha um netbook do mesmo modelo, e eu sabia que estava subutilizado, então, ofereci alguns trocados pra ficar com o bicho inteiro, pois além de aproveitar a bateira, eu poderia aproveitar a fonte também, considerando o fato que meses antes eu já havia perdido a minha fonte.

Netbooks HP Mini 3115

Algumas semanas atrás a bateria do meu vizinho (que não é mais do meu vizinho) começou a apresentar o mesmo sintoma que a minha e mais uma vez fiquei preso pela tomada, até o dia que pensei em comprar uma dessas baterias externas, pois não compensaria investir em uma bateria nova pra esse netbook, ao ponto que ele já está velho, e com uma externa bateria universal, poderia aproveitar em outros equipamentos também.

Pesquisei um pouco e encontrei um modelo da Multilaser, identificado como CB066. Esteticamente ela parece resistente e fácil de carregar na mochila, não ocupando muito espaço, envolto por um case de alumínio, nas dimensões 15,2 x 7,6 x 2,0 cm e pesando 357g. O case (se é que podemos chamar assim) possui uma entrada DC 12V / 1A para recebimento de carga, uma saída DC 12V - 16V - 19V / 3,5A para fornecimento de energia, podendo selecionar a tensão conforme a necessidade do notebook (a maioria dos equipamentos usa 19V, alguns menos, no caso, 18V, mas a tolerância está aí pra isso) e uma saída USB DC 5V / 2A para carregar celulares, tablets e demais dispositivos do gênero. A presença de um pequeno display com iluminação azul ajuda para controlar a quantidade de carga disponível, além da tensão fornecida na DC de saída, a qual pode ser selecionada por um botão do tipo push-button. Conforme o fabricante, a autonomia de alimentação fica entre 5 e 6 horas, mas nos testes, usando 19V para alimentar meu netbook, 3h e 30 min foram suficientes pra sugar toda a energia. Para carregar um tablet em uso constante, 2h e 30 min foram suficientes para o indicador de carga despencar de 80% para 20%.

 Bateria Externa Multilaser para Notebook

Display e saída USB

Entrada DC (para recarregar)

Saída DC (para carregar outros dispositivos)

Utilizando

O carregador universal acompanha um kit com 10 conectores para diferentes padrões de notebook, um cabo extensor com conector macho genérico nas duas pontas para interligar o carregador e o notebook e um adaptador / fonte de energia para recarregar o carregador externo. Os conectores que acompanham o kit não são lá grandes coisas, pois não prendem com precisão o conector do cabo extensor e o conector de alimentação do notebook, considerando que qualquer movimento é o suficiente pra cortar a energia. No meu caso, aproveitei um cabo que eu já havia feito quando perdi a fonte do netbook, no qual uma das pontas é um conector idêntico ao da fonte de alimentação do netbook e a outra é um conector fêmea desses genéricos, funcionando perfeitamente, não precisando assim usar os conectores fornecidos.

Kit completo

De modo geral o equipamento é bom e útil pra quem quer oferecer uma sobrevida no quesito mobilidade daquele notebook velho com a bateria viciada, e de quebra, poder recarregar seu smartphone.

domingo, 28 de setembro de 2014

Android x iOS x Windows Phone

Os números quanto ao uso de cada sistema móvel e seus aplicativos:


Fonte: Revista Info (agosto / 2014)

sábado, 27 de setembro de 2014

Google é o CTRL + F da Internet

"O Google é como o 'CTRL + F' de toda a internet."

Fonte: 8Crap via Instagram

Facebook e seus (quase) drones que fornecem internet

Não é recente a ideia de Mark Zuckerberg e sua trupe sobre o desenvolvimento de drones com a função de fornecer internet wireless para regiões do mundo onde o sinal não chega, conectando parte dos 4,4 bilhões de habitantes, conforme dados da ONU, que ainda permanecem sem conexão. O projeto foi apresentado em meados de março desse ano quando Mark anunciou o Connectivy Lab, uma divisão de tecnologia atrelada ao Facebook, formada por especialistas em informática, aeronáutica e tecnologia aeroespacial, recebendo a missão de seguir com o referente projeto. O Connectivy Lab faz parte da iniciativa da internet.org, uma organização formada por Nokia, Samsung e Qualcomm, justamente com o objetivo de levar internet sem fio para lugares remotos do planeta.


O assunto foi retomado pela mídia quando o diretor de engenharia do Facebook Connectivy Lab, Yael Maguire, conversou com Pete Cashmore, CEO do Mashble, durante o evento Social Good Summit na última segunda-feira (22/09/14). Maguire revelou que não gosta de usar o termo "drones" para referenciar as aeronaves, preferindo chamar de "aviões" mesmo, já que eles terão o tamanho de Boeings 747, porém, sem a presença física de um piloto e serão movidos por energia solar, características que poderão colaborar para que possam passar meses ou até mesmo anos voando sem pousar. O executivo também comentou que os drones (que não serão bem drones) deverão sobrevoar o espaço aéreo, voando em um distância entre 18 e 27 Km da superfície, enquanto aviões tripulados chegam no máximo a 15 Km de altitude.

A intenção é que as aeronaves iniciem seus primeiros voos em 2015, percorrendo regiões ainda não definidas dos EUA, apenas em critério de testes, pois depois deverão estar espalhadas por 21 países da América Latina, África e Ásia. 

Apesar da motivação, o Facebook ainda precisa passar por um grande impasse, considerando que a legislação aérea define que toda a aeronave precisa de pelo menos um piloto presente no voo, ao ponto que o Connectivy Lab tem a intenção de colocar um piloto para controlar diversos drones a partir de uma central remota. É válido lembrar também que a Google já revelou uma ideia parecida, o que definiu como Project Loon, espalhando balões na estratosfera, os quais ofereceriam internet wireless também para comunidades ainda desconectadas. 

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Homens estão para bluetooth e mulheres para Wi-Fi


Bluetooth - Homens são como Bluetooth: Ele está conectado em você quando você está perto, mas procura por outros "dispositivos" quando você está longe...

Wi-Fi - Mulheres são como Wi-Fi: Ela percebe todos os "dispositivos" disponíveis mas conecta no mais forte deles...

domingo, 21 de setembro de 2014

Participe do Dia da Liberdade de Software 2014

Oportunidade única. Você vai mudar de vida depois desse evento...


É isso ou o seu dinheiro de volta. Mas pense bem, porque o evento é gratuito.

x D

Participe!

sábado, 20 de setembro de 2014

Maior mentira de toda era da informática

"A maior mentira de todas: Eu li e aceito os termos de uso."

Quem nunca?

Fonte: 8crap via Instagram

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Sobre o desfecho quanto ao vazamento de senhas do Google

Geralmente quando as pessoas escutam falar sobre vazamento de informações e atrelam isso a uma empresa de renome, tipo a Google, a conversa rola solta. E foi mais ou menos o que aconteceu na última quarta-feira (10/09/14) quando o canal Russia Today noticiou que uma lista contendo quase 5 milhões de logins e senhas de usuários do Google e seus respectivos serviços foi publicada no fórum Bitcoin Security.

A grande maioria desses usuários pertence a versões em inglês e espanhol do Google, porém, em pronunciamento, a Google informou que apenas 2% dos acessos registrados ainda estão válidos, pois a maioria das senhas divulgadas são antigas, considerando que os respectivos usuários já alteraram as mesmas. No entanto, em contrapartida, um usuário do fórum, identificado como "tvskit", supostamente o responsável pelo vazamento da lista, afirmou que ao menos 60% das contas estão válidas e as senhas condizem com as informações de acesso.


O fato que originou o preenchimento dessa lista não foi um incidente por parte do Google, mas sim, os próprios usuários, muitas vezes vítimas de phishing (aquelas técnicas que levam as pessoas a colocar seus dados de acesso em páginas ou serviços falsos com o único objetivo de roubar essas informações). Obviamente a Google recomenda, por medida de segurança, que todos os usuários realizem a redefinição das suas senhas, mesmo que através do site isleaked.com/en.php seja possível consultar as contas afetadas, basicamente inserindo o endereço de E-mail no campo indicado para verificar. Outra medida que a Google recomenda também é habilitar a autenticação em dois passos, um critério que está sendo bastante difundido, o qual consiste em além de usar uma senha, configurar um recurso como um código de segurança recebido no celular para garantir os acessos nas aplicações.

Além do vazamento dessa lista, nas últimas semanas, um arquivo contendo 1,2 milhão de senhas do portal russo Yandex e outro contendo 4,6 milhão de credenciais do serviço de E-mail Mail.ru foram divulgados, caracterizando três incidentes de segurança nos serviços de internet da Russia em pouco tempo.

domingo, 14 de setembro de 2014

Como programar o computador pra desligar sozinho

Quem nunca precisou ficar com o computador ligado por muitas horas, não é mesmo? Seja pra fazer algum download enorme da internet, ou seja para realizar qualquer outra tarefa, o fato é, sempre precisamos deixar o nosso computador ligado por muito tempo.

Hoje estaremos mostrando justamente como programar o computador para desligar automaticamente. O esquema funciona da seguinte maneira, primeiramente você determina um tempo para o seu dispositivo desligar, depois basta digitar um comando no Windows para concluir o processo.
Portanto, confira agora o passo-a-passo de como programar o pc para desligar sozinho.

Faça você mesmo

Para começarmos o nosso tutorial, teremos que ir até o menu iniciar do Windows, depois vá até o campo de busca e digite o comando CMD. Aparecerá um arquivo com o mesmo nome, clique sobre ele, em seguida você será direcionado para uma tela preta de comandos.

Essa tela, também conhecida como prompt de comando, é responsável por instruções internas ao sistema operacional. E é justamente aqui que iremos programar o desligamento do nosso computador.
Esse processo é muito simples, primeiramente digitamos o comando shutdown -s -t XX, onde o XX significa o valor em segundos na qual nós queremos desligar o nosso computador.

Por exemplo, iremos desligar o nosso computador daqui a 1h30. Assim, temos que fazer 60 segundos*90 minutos. Então 60*90=5400 segundos. Agora basta nós digitarmos shutdown -s -t 5400.


Feito esse processo,  o nosso computador será desligado daqui a 90 minutos (1h30). Para ter certeza do processo, basta você verificar no canto inferior à esquerda, uma mensagem de confirmação do Windows.


Para cancelar esse procedimento, basta você digitar o comando shutdown -a.

VIA: O Notebook

Conteúdo enviado por Vagner Carvalho, editor chefe do blog O Notebook

sábado, 13 de setembro de 2014

A mágica por trás de um apontador eletrônico

Provavelmente você pensou que um conjunto de lâminas movimentadas por um pequeno motor de passo seria parte de todo o esquema que garante o funcionamento de um apontador eletrônico, daqueles que a gente coloca o lápis na fenda pra fazer ponta.


Na realidade é isso mesmo, pois não existem pequenos operários com motoserras prontos para executar esse serviço na parte interna do aparelho ou você pensou que isso era uma piada?

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Tempo médio de uma ligação

Pai para Filho: 00:00:07
Filho para Pai: 00:00:27
Filho para Mãe: 00:01:30
Garoto para Garota: 01:20:59
Garota para Garota: uma eternidade
Garoto para Garoto: ligação perdida

Fonte: 9GAG

domingo, 7 de setembro de 2014

E o vazamento das fotos daquelas famosas?

Acho que esse foi um dos principais temas de discussão na semana passada. A galera não perdeu tempo pra falar sobre o vazamento das fotos íntimas das 101 famosas, jogando, mesmo que indiretamente, a culpa nas falhas de segurança do sistema de armazenamento em nuvem da Apple, o iCloud.

Considerando que todo mundo basicamente já sabe como aconteceu, não convém ficar mais uma vez falando sobre o assunto, mas pra não "passar em branco", fiz um desenho pra ilustrar a situação:

clique na imagem para ampliar

Fonte: Gizmodo