Trabalhar na manutenção da parte eletrônica de equipamentos é meio que uma caixinha de surpresas:
Você pode encontrar basicamente qualquer coisa...
Fonte: compartilhado pelo Marcelo Leal
Páginas
▼
sábado, 31 de maio de 2014
Goku no lugar do Mario
O Goku é basicamente um super-herói. É forte, tem super-poderes, sabe lutar. Já o Mario é... bem, o Mario. Todos sabem que ele é um bombeiro aposentado, baixinho e bigodudo que tem como missão salvar a Princesa Peach. As vantagens são que esporadicamente ele encontra um ou outro cogumelo pelo caminho, o que deixa ele mais doidão, além de contar com a ajuda do Yoshi, mesmo que nem sempre, pois depende da versão do jogo, mas de qualquer forma, o Yoshi tenta fazer a sua parte. Agora e se o Goku tentasse assumir o papel do Mario?
Fonte: indicado pela Bianca Lemos
terça-feira, 27 de maio de 2014
O que mudou na F1 em 2014?
Pode parecer fora de contexto falar sobre Fórmula 1 aqui. Mas a partir dessa temporada, os carros receberam provavelmente o maior upgrade de toda a história da categoria. Não ficaram apenas mais modernos ou robustos, mas definitivamente mudaram a forma como os pilotos atuam na pista. Pisar fundo deixou de ser um lema, abrindo lugar para a estratégia das equipes atrelada principalmente a lógica e poder computacional.
A característica mais perceptível foi o ruído dos motores, passando de um ronco grave para um assobio agudo, consequência da migração dos clássicos motores V8 de 2.4 litros para um V6 de 1.6 litros com injeção direta de gasolina e turbocompressor, capaz de gerar 600 cavalos. Atuando em conjunto está um sistema alimentado por baterias que acumulam a energia cinética coletada da frenagem e dos gases produzidos pelo turbo, antes exalados e perdidos pelo escapamento. Esse novo sistema de aproveitamento garante mais 161 cavalos extras na pista. Os carros também passaram a ser equipados com freios eletrônicos, sem a presença de cabos, contando com um microprocessador para calcular sua força.
O design dos carros sofreu relativa alteração, agora com bicos rebaixados em 36,5 centímetros e aerofólios dianteiros mais estreitos, causando estranhamento entre pilotos e entusiastas. A aerodinâmica também passou por mudanças, pois os novos modelos contam com um único escapamento, não podendo mais utilizar difusores para auxiliar na aderência com a pista, dificultando o controle. Comparando com os modelos anteriores, os carros perderam cerca de 20% do apoio aerodinâmico, além de receber mais 48 quilos devido as baterias responsáveis pelo armazenamento da carga acumulada a partir dos freios e motores turbo.
As equipes estão lidando com menos um terço de combustível nos tanques, o que garante apenas 100 quilos (140 litros), considerando que antes o limite era de 160 quilos. Dessa forma, os pilotos precisam utilizar um sistema híbrido, não podendo acelerar fundo durante toda a corrida. Caso alguém resolver bancar o espertinho, os "debitômetros", sensores ultrassônicos da Gill Sensors, monitoram o consumo de combustível dos carros, transmitindo em tempo real as informações, como aconteceu com Daniel Ricciardo (Red Bull), terminando o GP de Melbourne na Austrália em segundo lugar, sendo desclassificado no fim da corrida devido a confirmação quanto ao consumo excessivo de combustível em trechos inadequados do percurso.
Especialistas em computação agora dividem lugar nos boxes com engenheiros, pois a principal fonte de informação sobre o desempenho dos carros é o microprocessador da Freescale, Qorivva, responsável por monitorar mais de 500 parâmetros do carro, recebendo sinal de uma rede formada por centenas de sensores com capacidade para 1000 cálculos por segundo.
A tecnologia tomou frente nas corridas, só não pode assumir o caminho do podium, pois esse ainda pertence ao melhor piloto.
Fonte: Revista Info (edição impressa | abril / 2014)
domingo, 25 de maio de 2014
Uma rapidinha (passada) no FISL 15
Diferente dos demais, nesse ano não consegui participar durante todos os dias do FISL. Na verdade, por cinco anos consecutivos mantive minha participação assídua, sempre lá, todos os dias. Mas agora, devido ao trabalho, novas responsabilidades, nova rotina, acabei não podendo honrar com a participação, conseguindo ir apenas no sábado, último dia. Mas cá entre nós, nesse ano, a data não foi muito propícia, provavelmente devido a Copa e tudo mais que envolve os preparativos do evento sediado aqui mas em âmbito internacional. Claro, pra quem não sabe, o FISL 15 ocorreu agora no início do mês, entre os dias 07 e 10 de maio.
Analisando de uma forma geral, o evento foi um tanto fraco comparado aos anos anteriores. Possivelmente também uma consequência da data. Apesar dos 6017 inscritos, a movimentação entre os estandes e salas de palestras estava menor, além da falta de diversificação entre os próprios patrocinadores e estandes montados pelo centro de eventos, pois empresas que sempre marcaram presença, esse ano não apareceram. E essa não é apenas uma análise própria, pois conversando com conhecidos, inclusive gente que participou durante todos os dias, chegamos a esse consenso.
Grupos de Usuários
Programação
Mas apesar de rápida, minha passada no FISL 15 foi proveitosa. Assisti uma palestra sobre mobile first e aquelas tendências em torno de desenvolver um site pensando na navegação móvel, depois um debate com a galera do Partido Pirata, falando sobre as polêmicas em torno dos recentes "escândalos digitais" envolvendo a espionagem, mais tarde outra palestra, na verdade meio que a apresentação de um case, um sysadmin que assumiu uma infra e colocou software livre em tudo, e por último, aquelas palestras clichês, com o título "onde encontrar kernel Linux" ou algo do tipo.
Mobile First
Desconferência do Partido Pirata
Obviamente entre uma e outra palestra, caminhei pelos os estandes, olhando o que tinha de interessante, conversando com os expositores e encontrando a galera conhecida das edições anteriores. Esbarrei também com a Juliana Gonçalves, isso, aquela dos aplicativos pra Windows Phone, quem me apresentou o pessoal da Mozilla.
Enfim, essa postagem ficou tão curta quanto minha passagem pelo FISL 15, mas fica aqui o registro. Para maiores detalhes, a página oficial do evento fica disponível durante o ano todo. E agora, que venha 2015, rumo ao FISL 16.
sábado, 24 de maio de 2014
O dilema do carregador portátil que não funciona
Em tempos de mobilidade, deixar habilitado todas as conexões do celular não é mais uma simples opção, mas sim, uma necessidade. Salvos sejam os alienados digitais que ficam satisfeitos com qualquer dumbphone que faça ligações e envie mensagens. Se não, deixar o Wi-Fi, bluetooth, GPS / localização e 3G / 4G, todos lá, em pleno funcionamento, é inevitável. Mas isso tem seu preço e quem paga é a bateria do aparelho, pois além de sustentar essas conexões, precisa alimentar os demais recursos necessários para o funcionamento de toda a bagaça, sem contar o principal, o uso, muitas vezes por usuários afoitos, navegando, teclando, ouvindo músicas e de vez em quando fazendo ou recebendo uma ligação.
Independente da capacidade da bateria, a pior consequência dessa história toda é a baixa autonomia dessas guerreiras. A maioria desses frenéticos usuários precisa recarregar o aparelho todos os dias, sem exceções, e já ouvi relatos de gente que recarrega até mais. No meu caso, recarrego a cada dois ou três dias, pois apesar de não ser um total alienado digital, uso todas as conexões e recursos on demand. Só ativo quando preciso. Claro que isso gera algumas controversas, mas E-mails e mensagens não lidas no Whatsapp podem esperar. E se perder ou roubarem o aparelho, o que vai adiantar eu monitorar a localização via GPS, se não vou poder ir até o local e pegar de volta?
Só que apesar dos pesares, essa coisa toda de ficar sem bateria as vezes irrita. A gente nunca sabe quando ela pode acabar. Basta esquecer de recarregar o aparelho durante a noite e precisar usar ele um pouco mais que a média no dia seguinte pra coitada arregar.
Pensando nisso, esses dias resolvi comprar um daqueles carregadores de emergência. Sim, aqueles com uma bateria integrada que armazena carga para recarregar ou alimentar qualquer dispositivo com consumo até 5V. Fui na loja e pra minha surpresa R$ 40 contos resolveriam meus problemas.
Carregador de emergência portátil (Egreen) | Cabos USBs para conexão e 10 adaptadores (ponteiras) compatíveis com aparelhos mais comuns
Tudo muito bom, muito bonito, principalmente se o bagulho funcionasse. Se conseguisse, teria virado a "parada" do avesso de tanto que futriquei, tentando algum resultado, até que voltei na loja, expliquei toda a situação e depois de uma semana, os caras informaram que fariam a troca. Novamente, fiz tudo como manda o script e nada. Usando meus conhecimentos básicos e limitados em eletrônica, já havia feito alguns testes, percebendo que a bateria possuía carga, assim como, passando pelo circuito, o próprio liberava a energia necessária pra conexão USB disponível, mas por algum motivo, os aparelhos que conecto não recebem carga.
Bateria interna carregada
O cilindro de alumínio funciona como condutor; No circuito tem um pino central (positivo) e um anel lateral (negativo) que fecham contato com os polos da bateria através da carcaça do cilindro.
Parecendo criança que não pode esperar quando quer alguma coisa, nem sonhando com a demora na entrega desses sites de compras gringos, hoje fui em algumas lojas procurando outro modelo de carregador que pudesse atender a minha necessidade, afinal, ela pode passar a ser imediata a qualquer momento. Cheguei em uma loja de celulares xing-ling, encontrei o que procurava, mas achei meio suspeito o modelo, já desconfiado, pedi pra testar. Funcionou e por mais R$ 70 contos, resolvi trazer pra casa o bichinho e sabe que até curti? Diferente do outro, tem duas conexões USBs disponíveis para saída de carga e uma micro USB para receber carga, além de um botão que aciona LEDs indicativos referente ao status da bateria interna.
Carregador de emergência portátil (Dotcell) | Cabo USB para micro USB, cabo para iPhone 5 ou superior e adaptador para iPhone 4S ou inferior
Duas alimentações USBs | Na lateral uma micro USB para recarregar a bateria interna
Realmente achei legal esse segundo, principalmente se funcionar por uns bons tempos, não sendo tão vagabundo igual ao outro, que provavelmente vou incomodar o pessoal da loja e clamar por uma nova troca.
quinta-feira, 22 de maio de 2014
Guia de Buteco para Windows Phone [05]
Se você tem amor pelo seu Windows Phone, provavelmente já deve estar seguindo nossa saga de postagens, sinalizando os melhores aplicativos para o sistema operacional móvel da Microsoft, isso conforme nossas análises. Sendo assim, separamos mais uma pequena lista de soluções que agregarão mais recursos ao seu aparelho, auxiliando na sua produtividade e entretenimento.
Nunca organizados por ordem de importância, mas apenas lembrança, seguem:
1. MediaPower
MediaPower is a MediaFire client for Windows Phone. Keep your files on your windows phone. [...]
2. Music Charts
O nosso mais recente aplicativo 'Music Charts' permite que os usuários de telefone Windows possam desfrutar das faixas mais populares que chegaram às paradas de quase todos os países. [...]
3. Onde Estou?
Você está em uma cidade estranha? Não sei onde você está? À procura de uma loja, hotel, banco, etc? [...]
4. Phonly
Phonly is a simple Feedly App. [...]
5. PDF Reader
PDF Reader é um aplicativo gratuito para visualizar e interagir com documentos PDF na plataforma Windows Phone 8. [...]
Descubra qual a operadora do número antes de ligar e economize. [...]
7. HomeWorks
Se você alguma vez já esqueceu seus trabalhos de aula, tarefa e exames, com este aplicativo isso nunca mais acontecerá, pois além dele lembrar disso tudo, também serve para lembrar os horários de aula. [...]
8. Singster
Sing your favorite songs from a huge catalog of top hits, or perfect a song and then share it with the world. [...]
9. Sleeve Music
Siga seus artistas favoritos, veja as últimas atualizações deles e descubra músicas novas, tudo em um só lugar. [...]
10. spaceselfie
Take selfies that are out of this world! [...]
11. TV Show
TVShow é a aplicação mais completa para acompanhar todos os seus Programas de TV e conta com bloco dinâmico, notificação por push, lembrete, atualização automática em segundo plano e compartilhamento com Facebook e Twitter. [...]
12. TripAdvisor
terça-feira, 20 de maio de 2014
O avô do seu cachorro
"Nos velhos tempo meu avô costumava comer os trabalhos de aula."
"Eu sou um cachorro moderno! Só uso o botão delete!"
Fonte: 9GAG via Instagram
domingo, 18 de maio de 2014
Todos esses movimentos são friamente calculados
A galera no geral deve saber da minha paixão não correspondida por carrinhos de controle remoto. Não correspondida porque acho tudo muito legal, mas não faço muita questão de correr atrás desse hobby, nem ele faz muita de correr atrás de mim. O máximo que já cheguei foi nessa aquisição, depois de passar daquelas réplicas vendidas em qualquer bazar, isso ainda quando era criança.
Mas enfim, desilusões a parte, abaixo um piloto bom de braço, se é que também podemos chamar assim, milimetricamente controlando seu modelo:
Fonte: indicado pelo Jabel Fontoura
sábado, 17 de maio de 2014
Meu blog é neutro em CO2
Se você passou aqui no blog semana passada, deve lembrar que falamos sobre a iniciativa do Pornhub, prometendo plantar uma árvore a cada 100 vídeos assistidos, não lembra? Então, o Geek Fail também não perde por menos, pois você já percebeu que temos um selinho, logo ali no canto superior direito da página, dizendo algo como "Site livre de CO²", não percebeu? Esse selo já garantiu o plantio de uma árvore em nosso nome, afinal, dizem que um único blog consome cerca de 3,6 kg de dióxido de carbono por ano, diferente do Pornhub, que deve produzir bem mais, justificando a iniciativa audaciosa, mas isso são detalhes.
E mais uma vez, pensando no bem-estar e conservação do nosso planeta, estamos ingressando na campanha "Meu blog é neutro em CO2", uma iniciativa da equipe Gesto Verde, filiada ao Guiato, aquele site que agrega por região, folhetos (não impressos) de ofertas.
É como colocar aquelas mensagens "Pense antes de imprimir" nas assinaturas de E-mail, considerando que para produzir 1 tonelada e papel são necessárias entre 2 a 3 toneladas de madeira, distribuídas entre 50 a 60 eucaliptos, sem contar nos 5 mil KW/h de energia elétrica e nos 100 mil litros de água também necessários durante todo o processo de industrialização dessa matéria. Obviamente a indústria não vai mudar do dia para a noite, mas pequenas iniciativas podem sinalizar o início de um grande movimento a favor do planeta. Mais de 500 blogs já estão participando dessa campanha iniciada pela Gesto Verde e 500 árvores já foram plantadas. A meta agora é chegar a 1000 blogs para 1000 novas árvores plantadas. Faça sua parte, começando por neutralizar seu blog também!
terça-feira, 13 de maio de 2014
Só zueira na 20ª edição do Anime Xtreme
Em todos esses anos, essa é a segunda vez que participo de um Anime Xtreme. A primeira foi lá em 2011 quando o evento ainda acontecia no Colégio La Salle São João em Porto Alegre (ao menos naquela vez aconteceu). A segunda vez foi agora no fim de semana retrasado, entre os dias 03 e 04 de maio, pra mim apenas dia 04, pois só participei no domingo. Essa foi a 20ª edição da bagaça e por sinal, a terceira ou quarta consecutiva que vem ocorrendo no Centro de Eventos da FIERGS também na capital.
Palco Principal
Não tenho muito o que falar sobre o evento. Talvez porque não sou nenhum aficionado por algum MMORGP, série de TV, HQ ou qualquer outra coisa do tipo. Sou um grande poser desse lado da cultura nerdiana, pois acho tudo muito massa, muito lindo e maravilhoso, mas na hora do "vamos ver", não entendo porra nenhuma de porra alguma.
Uma galera
E exatamente por achar tudo muito foda que resolvi ir. Além do (des)prazer em tomar um banho de chuva na entrada do evento, foi divertido caminhar pelos corredores lotados, babar nas cosplayers lindas que desfilavam pelo lugar, abraçar as meninas que seguravam aquelas plaquinhas de "Free Hugs" e tirar umas fotos de toda essa zueira. Mas o mais foda de tudo foi participar da entrevista com a Patty do Canal Galo Frito (porque será???) e da entrevista com Jovem Nerd e Azaghal. Mesmo não conseguindo nenhuma foto com essas webcelebridades, só o fato de ficar próximo deles e perceber que são tão gente boa quanto a internet consegue mostrar é gratificante.
Da esquerda para a direita, a segunda é a Patty
Zueira na nuvem
Entrando nessa vibe loka, aproveitei também para fazer algumas pesquisas, nada de muito esclarecedor, mas alguém estava fazendo algo de esclarecedor por lá? Comprei uma plaquinha e corri para questionar coisas bobas, tais como:
Parafernalha ou Porta dos Fundos?
Jô Soares ou Poderoso?
Foi divertido e ajudou a passar o tempo, porque sinceramente, se você não faz parte de algum grupo, não joga, não assiste e não lê, fica meio chato andar pelo evento, pois acaba não entendendo boa parte das temáticas. Claro, tem as ressalvas que citei acima, o que talvez é um incentivo para pessoas como eu participarem também.
Lindinhas (ao menso de costas)
Em outubro é pra ocorrer a 21ª edição do evento. Não acredito na possibilidade de participar de novo, a não ser que eu coloque na cabeça a ideia de fazer um cosplay de Ash (sim, eu gosto do Ash, qual o problema?). Mas como isso é pouco provável, mesmo que seja um dia quente e ensolarado de primavera, propício para as cosplayers encurtarem ainda mais suas fantasias, eu estarei reavaliando as possibilidades, diante de todas as expectativas, pois nunca é tarde pra mais um dia de zueira.
domingo, 11 de maio de 2014
Assista seus pornôs e ajude na arborização do planeta
Já dizia o velho ditado: "the internet is for p0rn!". E não é por menos que o site Pornhub, o maior em conteúdo pornográfico no mundo, contando com mais de um bilhão de acessos mensais, aderiu uma campanha que promete plantar uma árvore pra cada 100 vídeos assistidos no site. A iniciativa que leva o nome "Gives America Wood", algo como, "disponibilizando madeira pra America" (tradução bizarra), surgiu em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no hemisfério norte em 25 de abril.
Até o momento, 15473 mil árvores já foram plantadas pela ação. Para contribuir, basta assistir uns vídeos na categoria "Big Dick", a mais adequada e única atrelada ao contador. Se não entendeu, procure o relativo a descrição da categoria em português. A assessoria do Pornhub informou que já estão em tratativas com os três possíveis parceiros que poderão auxiliar no plantio das mudas.
Não é a primeira vez que o Pornhub demonstra intreresse em ações sociais. Em outubro de 2012 lançou a campanha Help Pornhube Save the Boobs, na qual o site prometia doar 1 centavo para instituições de combate ao câncer de mama para cada 30 vídeos assistidos. Outra situação foi em novembro de 2013 quando o vice-presidente do site ofereceu ajuda ao governo de Barack Obama para manter o site healthcare.gov, o qual passava por problemas de instabilidade.
Até tinha esquecido do Oculos Rift
Nascido a partir de um projeto financiado pelo Kickstarter, diante das diversas oportunidades e toda a inovação que suas premissas podem trazer, no fim de março a Oculos passou a não depender mais apenas de investidores, quando foi adquirida pelo Facebook, em um negócio aportado em US$ 2 bilhões de dólares. A mais nova coligada da empresa de Zuckerberg é criadora do Oculos Rift, um kit composto por headset, óculos e mais uns paranauês, que juntos permitem a imersão dos usuários em um mundo de realidade virtual. O dispositivo possui uma pequena tela LCD de 1280 x 800 pixels em 60 Hz, conectada a uma módulo com botões que controlam contraste e brilho. Esse módulo é conectado ao computador através de um cabo USB e outro HDMI.
Mesmo que Sony e Microsoft já anunciaram uma prévia dos seus produtos na área, o que pode desencadear uma nova tendência, principalmente no mundo dos games, a ideia aqui não é ficar falando sobre realidade aumentada (ao menos não agora), mas sim, mostrar o seu poderio, como podemos ver no vídeo abaixo, no qual, o magrãozinho está testando qualquer coisa estilo montanha russa usando o Rift, quando é empurrado por seu amigo e quase tem um surto psicótico:
Fonte: Infosfera
terça-feira, 6 de maio de 2014
FLISOL daqui, FLISOL de lá
A galera já deve estar de saco cheio de tanto ouvir eu falar sobre o FLISOL. Por isso, prometo segurar a onda, ao menos até o próximo evento do Software Livre VS, com exceção do FISL que apesar de não ser "nosso", começa amanhã (07/05/14), o que inevitavelmente vai render algum burburinho por aqui, e mais uma vez cairemos no assunto "software livre". Só que ao contrário de uma certa professora, ministrante da disciplina de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica, não concordo com a afirmação de que "todo o software livre sofre umas travadinhas". Pelo contrário, acho que o negócio funciona pra caramba!
Voltando ao FLISOL, considerando que meses atrás ensaiei umas postagens, primeiro convidando o pessoal para inscrever suas palestras e em seguida convidando o público para participar, fiquei na responsabilidade de também mostrar um feedback em torno da nossa celebração, organizada no sábado retrasado (26/04/14).
Grupo de Usuários de Software Livre do Vale do Rio dos Sinos
Refaço minhas as palavras publicadas na nossa página no Facebook:
Recebemos centenas de visitantes durante nossa festa, circulando entre as 4 salas disponibilizadas aos 14 ministrantes e palestrantes, além do salão principal, onde oferecemos espaço para credenciamento, open spaces (onde era possível chegar e discutir sobre qualquer assunto), gravação de DVDs contendo as distribuições Linux mais atualizadas, instalação de softwares livres, distribuição de brindes e bastante networking. Mesmo que seja um tanto clichê o termo, o evento acabou sendo um grande sucesso! No entanto, não podemos deixar de agradecer todos que colaboraram para esse acontecimento. Por isso, fica aqui o nosso MUITO OBRIGADO aos MINISTRANTES e PALESTRANTES, todos os envolvidos na COMISSÃO ORGANIZADORA, assim como os VOLUNTÁRIOS recrutados durante o evento. Sem esse pessoal, nada disso seria possível!
E dessa forma, fica aqui, mais uma vez registrada toda a satisfação trazida pelo simples fato de fazer parte da organização desse evento.
Até a próxima!
Até a próxima!
sexta-feira, 2 de maio de 2014
Guia de Buteco para Windows Phone [04]
Seguindo o fluxo, nossa personal beta tester Juliana Gonçalves fez a gentiliza de testar e analisar criteriosamente mais uma lista de aplicativos para WP. Portanto, é com prazer que indicamos mais alguns itens para azeitar o seu aparelho.
Listados por ordem de lembrança, lá vai:
8tracks Player is a music player app for 8Tracks.com let you easly find and play mixes on your windows phone device. [...]
2. Rdio
Descubra suas próximas músicas favoritas na Rdio, um serviço de streaming de música ilimitada — sob demanda e sem anúncios — em seu Windows Phone. [...]
3. Diary Buddy
Best Diary App.. Completely AD-FREE.. [...]
Google Drive on WP allows you to access and download your Google Drive files on your Windows Phone device. [...]
4.2. GDrive
GDrive is a Google Drive client application for Windows Phone. [...]
5. PhotoGrid
Convert your photos collection into amazing collages, share them via facebook, twitter, email and weibo. [...]
6. Joyeye
Joyeye - The moment lasts a second, the memory lasts forever! [...]
7. Legimi
Download the free app and read books! Browse the ebook catalog, buy directly from the device or read your own books from OneDrive. [...]
8. Magnify
Magnify is the most beautiful looking RSS news reader app on Windows Phone. [...]
9. Momento
"O editor de fotografia do Windows Phone 8 que te permite eternizar eventos especiais, acontecimentos ou qualquer outro momento de sua vida capturado pela câmera." [...]
Fonte: WP Store
quinta-feira, 1 de maio de 2014
Minha internet e nosso relacionamento
Minha internet quando eu não estou fazendo algo de útil ou importante
Minha internet quando eu preciso procurar ou baixar alguma coisa realmente importante
Nada a declarar...