Páginas

terça-feira, 15 de abril de 2014

Dependência de redes sociais: a busca pelo equilíbrio

Esse texto é uma contribuição da Nextel para o Geek Fail elaborado e editado pela assessoria da marca em parceria com o blog.

Facebook, Twitter, Instagram, Vine, Myspace, Orkut, Tumblr, Google Plus, Foursquare… Quantas dessas você atualizou hoje? Há pouco tempo acessávamos redes sociais em casa e isso já era o suficiente, mas de um tempo pra cá as pessoas estão a cada dia mais ligadas e dependentes da internet e de seus serviços. Será que nos tornamos viciados em redes sociais? Em internet? Ou ainda temos controle do tempo que passamos conectados.

Pesquisas apontam que o grande causador dessa dependência é o contato precoce com a grande rede. Crianças são ensinadas a assistirem sozinhas os desenhos do Netflix e até mesmo se manter em contato via Facebook, em caso de emergências. Tudo que se aprende como certo na infância acaba se tornando hábito, e se fora do controle, o vício pode ser um segundo passo. Por isso, por mais “bonitinho” que seja ver os pequenos navegando e se entrentendo na internet, todo cuidado é pouco.

São várias as formas de identificar se internet tornou-se um vício ou ainda somos livres do mundo virtual. Você tem amigos ou já se sentiu nervoso por ficar longe da internet? Não consegue ficar muito tempo sem dar aquela atualizada no Facebook ou Twitter? Esses podem ser sintomas de vício em redes sociais. Não estamos aqui para falar que usá-las é errado, mas tudo deve ter um limite saudável de uso.

Um comparativo fácil com internet é a regra da garrafa de Coca-Cola: quando era de um litro, supria uma família inteira, pois era o que tinha, agora que temos a de 2,5L ela acaba, mas o número de pessoas é o mesmo. Antes a internet, de muitos, era discada e limitada, agora com 3G e banda larga o acesso muito rápido pode fazer com que a linha de limite seja ultrapassada. O que nos resta é entender que tanto os aumentos do consumo de refrigerante, quanto o de internet abusivos, fazem mal à saúde.


Estar bem informado é muito bom, saber do que acontece no mundo e com seus amigos também, mas ficar um pouco longe disso também ajuda bastante. Alguns dias longe das redes sociais desestressa, te faz olhar o mundo de forma diferente. Acabamos percebendo que sair um pouco da rotina de memes e piadinhas reinventadas, e ler um livro te faz viajar muito mais longe do que a internet pode te levar. O importante não é abrir mão da internet, nem do resto, é achar um equilíbrio, para que você aproveite ainda mais o seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário