Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Tim Terra Vivo

Na semana passada recebi a mensagem a seguir e quase respondi, porém, achei que a minha resposta não seria muito bem aceita, aí acabei nem enviando:

 
Sei lá, talvez citar o nome da concorrência não pegaria bem.

domingo, 28 de julho de 2013

SORTEIO: Skin para notebook ou iPhone 4 / 4S

Algumas semanas atrás, recebi o contato do pessoal da Skin Love, especializados na produção de estampas para customização de notebooks, tablets e smartphones. Na intenção de aproximar a aparência dos gadgets ao estilo e reverência dos seus donos, a empresa oferece diversas opções de skins com diferentes texturas, desenhos e cores, aplicando o trabalho de artistas independentes ou mesmo cativando a arte da própria equipe de designers.


A Skin Love trabalha com material de alta qualidade e tecnologia, garantidos pela marca 3M. Os produtos na forma de adesivos garantem aderência sem a formação de bolhas durante ou após o período de colagem, suportando suor, calor, frio e atrito, não deixando resíduos após a remoção, quando desejada.

Em cortesia, a equipe comercial da Skin Love, representada pela Maria Fernanda Mollo, enviou ao Geek Fail dois modelos, um para testarmos e outro para sortearmos entre os nossos leitores. Um dos modelos foi preparado para aplicação em notebooks com telas entre 13,3" e 14,1" e o outro para iPhones, nos modelos 4 ou 4S. Abaixo algumas imagens:


Notebook 13,3" / 14,1" Hand-Drawn por Equipe Skin Love


iPhone 4 / 4S Social Networking por Equipe Skin Love


Portanto, um desses modelos está disponível para sorteio, deixando a critério do ganhador escolher qual deles vai receber. Para participar, basta acessar esse link e clicar no botão "Quero participar". Se você ainda não curtiu nossa página no Facebook, será necessário que faça antes de confirmar sua participação. O sorteio vai ocorrer no próximo dia 18 de agosto (domingo), através do próprio aplicativo Sorteio.me no Facebook. O endereço contendo o nome do ganhador será relevado no decorrer do dia. Qualquer dúvida, pedimos para que seja utilizado nosso formulário de contato.

Boa sorte pra todos!

Se quiser saber mais detalhes sobre os produtos da Skin Love, visite o SkinLoveTV no YouTube.

sábado, 27 de julho de 2013

Depois das frutas, Instagram é atacado por smoothies

No início do mês, o Instagram foi alvo de um ataque de spam, a partir do qual, em torno de 130 mil contas foram afetadas, involuntariamente publicando imagens de deliciosas frutas e comentando que haviam aderido uma nova dieta, no caso, em nome dos usuários. A descrição em questão também convidava os interessados para ingressar na tal dieta, induzindo o clique em um link descrito na biografia do usuário, o qual direcionava para uma falsa página da BBC, mas que ao mesmo tempo, afetava a conta do ingênuo seguidor, quem passava a tomar os mesmos sintomas da conta do seguido.


Na ocasião, a administração do Instagram, no caso, indiretamente o Facebook, encaminhou um E-mail aos usuários afetados recomendando trocar a senha das suas contas.

Algo similar vem ocorrendo novamente com a rede social de fotos desde o fim da noite de ontem. Diversos usuários já relataram situações parecidas com as que ocorreram no início do mês, no entanto, agora as frutas foram substituídas por smoothies (aquelas bebidas cremosas preparadas com frutas). Mais uma vez as imagens são publicadas de forma espontânea na conta do usuário, descrevendo o envolvimento em uma nova dieta e indicando clicar em um link localizado na biografia do próprio usuário. Assim como um spam, mais uma conta é infectada e o ciclo continua.

 
Em um breve comentário, a administração da rede afirmou que o problema já foi detectado e providências estão sendo tomadas pela equipe de segurança e spam, na intenção de proteger as contas envolvidas, ao mesmo tempo que as imagens publicadas serão removidas.

Conforme algumas fontes, parece que apenas contas que publicam em inglês foram afetadas e a recomendação é a troca da senha, não apenas aos afetados, mas a todos os usuários, pois se a coisa está vulnerável dessa maneira, nunca se sabe. Eu já estou trocando a senha da minha conta.

Procurando o Hirens do Robby

Ontem meu colega de trabalho, Robby, perdeu o CD de diagnóstico, Hiren´s Boot 9.8, dele. Então nós resolvemos procurar:


Pena que nem o Google conseguiu encontrar...

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Quer palestrar no Dia da Liberdade do Software 2013?

Se você trabalha com software livre, já implantou ou acompanhou algum projeto envolvendo esse tipo de aplicação ou tem o domínio pleno sobre determinado assunto na área, saiba que o período para a submissão de palestras para o Dia da Liberdade de Software (DLS) 2013 a.k.a. Software Freedom Day já está aberto. Assim como nos anos anteriores, o evento será organizado pelo Software Livre VS (Grupo de Usuários de Software Livre do Vale dos Sinos) e vai ocorrer no dia 28 de setembro (sábado), das 13 h às 17 h no Campus II da Feevale.

  
As requisições oficiais informam que os trabalhos propostos podem abordar assuntos nas áreas de cultura e hardware, além de software livre. As palestras devem ter duração máxima de 45 minutos, incluindo o tempo para perguntas. Os palestrantes são voluntários e cada um vai receber um certificado pela palestra ou oficina ministrada. Caso você tenha interesse em participar, envie um E-mail, até o dia 28 de agosto, para dls2013@softwarelivre-vs.org, contendo os seguintes dados:

-> Título da palestra
-> Resumo da palestra (1 parágrafo)
-> Nome do palestrante
-> Número do celular do palestrante
-> Mini-currículo (1 parágrafo)
-> Contato para retorno (e-mail)

Qualquer informação adicional deve ser especificada no próprio E-mail.

Venha compartilhar seu trabalho conosco! Participe!

domingo, 21 de julho de 2013

Bobina de Tesla foi atração no FISL 14

Uma das grandes atrações na área de exposições do FISL 14 foi a Bobina de Tesla acompanhada da Gaiola de Faraday. O grande transformador com 2,40 metros de altura, considerado o maior do Brasil, capaz de atingir raios de até 3,4 metros e emitir uma tensão na faixa de 700 mil volts, foi uma criação do estudante Gregóry Gusbeti e seu colega João Berlese, alunos do curso de Engenharia Eletrônica da PUCRS. O modelo em questão possui um sistema de gerenciamento que foi instalado alguns metros de distância da bobina, responsável por controlar o acionamento da mesma, além de possuir um modulador de áudio integrado, o qual permite a execução de melodias através das descargas geradas pela bobina.


O maior destaque foi a prática em conjunto com a Gaiola de Faraday, a qual comprovou que é possível isolar totalmente a carga descarregada na sua estrutura. O experimento foi feito com alguns dos diversos voluntários que faziam fila para entrar na gaiola e receber a descarga elétrica.


Gregóry comentou que desde mais jovem sempre demonstrou um grande interesse por eletrônica, e ainda no ensino médio, iniciou as pesquisas para criar o modelo em questão, destacando por sinal, que esse não foi o primeiro, mas sim a maior entre todas as bobinas que criou.

Baseado nos estudos de Nikola Tesla, cientista que viveu entre os séculos XIX e XX, os estudantes comprovam a tese em torno de construir um transformador capaz de gerar tensões muito altas, promovendo também a transmissão de energia elétrica sem fio, questão não muito abordada nos dias de hoje, talvez pelo fato de ser uma energia que não pode ser tarifada, sendo que qualquer um pode utilizar sem controle algum, conforme completa Gregóry.

FISL 14 - Bobina de Tesla tocando Super Mario Bros

FISL14 - Bobina de Tesla tocando Iron Man

O estudante mantém um canal no YouTube, denominado All Eletronics GR, contendo diversas vídeo aulas relacionadas a eletrônica, além da página no Facebook, All Eletronics, que também pode ser acompanhada.

Como conquistar vendas em Redes Sociais também no FISL 14

O FISL já não é mais um evento apenas sobre software livre. Diversos temas são tratados durante o fórum, abordando tópicos em destaque na tecnologia da informação, tanto no Brasil quanto no mundo. Para alguns, isso é uma desvantagem, ao ponto que o tema inicial, aos poucos acaba ficando de lado, podendo perder o "brilho" e a motivação pela existência do evento. No entanto, defender o uso de determinada ferramenta e desprezar qualquer outra alternativa sem mesmo antes conhecer o produto, não é uma boa prática aos olhos do mercado, muito menos para integridade profissional da pessoa. Aquele xiitismo não é mais bem visto, se é que algum dia foi, assim oferecendo lugar aos profissionais com "mente aberta", dispostos a conhecer novos ambientes, mesmo que não concordem com todos os parâmetros de determinada ferramenta, mas que possam tentar a oportunidade de trabalhar para desenvolver novos recursos, realizando assim as mudanças necessárias.

Depois dessa análise um tanto profunda sobre essas questões que rolam no fórum, relacionadas aos mimimis de que isso ou aquilo não tem relação com o evento, gostaria de comentar sobre a palestra "Facebook com resultados: Como gerar vendas usando a maior rede social do mundo", ministrada pelo publicitário Pedro Superti. Por mais que a palestra em questão pareça ser voltada apenas ao pessoal de mídias sociais, marketing e publicidade, é realmente válido o pessoal da TI também procurar estar integrado nesses processos, afinal, a TI é quem vai desenvolver e mais tarde prestar suporte para as aplicações que envolvem esse trabalho.


Bom, considerando que estive presente na palestra, tanto por uma questão de necessidade como interesse próprio, fiquei realmente surpreso pela dinâmica abordada pelo palestrante. Ele não mediu explicações para manter o público atento durante os 50 minutos de fala, iniciando com a frase "A pessoa que mais twittar usando a hashtag #pedrosuperti durante a palestra, no final, vai ganhar R$ 600 reais". Sem pensar duas vezes, puxei o tablet, abri o Twitter e comecei:



 
No fim da palestra, o palestrante agradeceu a atenção de todos e anunciou que os R$ 600 reais prometidos seriam referentes a um curso sobre práticas para conquistar vendas no Facebook, que por sinal, não ganhei. Apesar de ter sido iludido, não fiquei bravo, pois a palestra valeu a pena. Obrigado ao FISL 14 por seus "off-topic feelings" que ao meu ponto de vista, enriquecem ainda mais o evento.    

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Quando eu jogava Circus Charlie

 
Esse guri lá do Assopra Fitas é bem ligado nesses "joguinhos retro". Tanto que eu sempre acabo relembrando minhas aventuras entre os bons e velhos cartuchos assistindo os vídeos que ele publica. Mais um exemplo é o Circus Charlie, um game com uma temática bastante simples, sem um fim definido, mas deveras engraçado:


Fonte: Canal Assopra Fitas no YouTube

domingo, 14 de julho de 2013

A máquina e o Eletricista

Crônica escrita por Ivar Hartmann e extraída do Jornal NH da última quarta-feira (10/07/13), ressaltando os problemas que os brasileiros enfrentam em torno das manufaturas nacionais, tanto pela baixa qualidade dos produtos, quanto pela diferença gritante de preços, para mais, que pagamos ao comprar aqui no país:


Fonte: Jornal NH (versão impressa)

terça-feira, 9 de julho de 2013

Impressora 3D e projetos de eletrônica no FISL 14

Durante os quatro dias que passamos no FISL 14, muita coisa aconteceu. A intenção agora, assim como já estamos fazendo, é ir compartilhando aos poucos o conteúdo coletado, além das diversas ideias e temas que poderão gerar tópicos para novas discussões no futuro.


 
Parte dos destaques dos registros em vídeo ficaram por conta da demonstração do funcionamento da Metamáquina 2, um modelo de impressora 3D derivado da primeira geração dessas máquinas, as quais, possuem o código fonte aberto, tanto a primeira, que inicialmente era vendida apenas em kits do tipo "faça você mesmo", assim como a segunda, comercializada já montada e configurada, considerando que durante a própria palestra dos sócios e fundadores da empresa no evento, os dados disponíveis para fabricação da Metamáquina 2 foram convertidos para open source, em um ato solene durante o evento.

FISL 14 - Demonstração Metamaquina 2 (impressora 3D)

A galera da eletrônica também não ficou de fora. O pessoal da Rede Marista de Ensino, tanto das unidades de Porto Alegre quanto Santa Maria, a cada ano que passa trazem projetos mais inovadores, deslumbrando os olhos de qualquer um que esteja passando:

FISL 14 - Demonstração dos Projetos de Eletronica da Rede Marista de Ensino

FISL 14 - Demonstração dos Projetos de Eletronica da Rede Marista de Ensino 2

Além dos Maristas, outros grupos de expositores independentes também trouxeram seus modelos, deverás também criativos e inovadores:

FISL 14 - Projetos de Eletrônica

É notável que o FISL não é apenas um evento que trata unicamente de "software livre", mas sim tudo o que envolve a ciência da colaboração, o que acaba sendo a base para o desenvolvimento de tecnologias que no futuro, podem ser transformadas em tendências.

domingo, 7 de julho de 2013

Richard Stallman no FISL 14

 
Não é comum a presença de Richard Stallman no FISL. Com toda a sua fama, o criador do Projeto GNU e um dos maiores nomes por trás da filosofia de aplicações com código fonte aberto, resolveu abrir uma brecha na sua agenda, para no terceiro dia do evento palestrar, defendendo como título "Free Software and Other Essentials for Computing Freedom". Sem apresentação de slides ou algum tipo de recurso visual, o velho guru falou durante 2 horas para mais de 500 pessoas. Segue abaixo alguns registros em vídeo da apresentação:

FISL14 (Richard Stallman) - Abertura da Palestra

FISL14 (Richard Stallman) - Santo GNU

FISL14 (Richard Stallman) - Leiloando GNU de pelúcia

FISL14 (Richard Stallman) responde: Porque app mobile do FISL não tem código fonte aberto

Após a palestra, Stallman prometeu continuar a discussão na área multiuso, onde também tirou fotos com os participantes.

Cada retrato com o Stallman custou R$ 5,00 reais, isso depois dele já ter angariado R$ 260,00 reais com a venda do GNU de pelúcia, mas se a gente chamar de interesseiro, acaba ficando feio.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Um pouco mais sobre o FISL 14

O segundo dia do evento já passou e nos encaminhamos para a metade da maratona. Como o cansaço já é grande e a ideia é, ao menos hoje, ir dormir antes das 3:00 da madrugada, seguem apenas algumas fotos e comentários, mesmo que não tenha muito fundamento técnico ou teórico, de qualquer forma, registra nossas andanças:

 Pessoal da Prefeitura de Novo Hamburgo apresentando a palestra "Ou sua cidade controla os programas ou os programas controlam a sua cidade", ressaltando o uso de software livre na estrutura de TI

Na mesma palestra, mas agora abordando a gestão do sistema e automação de processos na área da saúde

Maddog "trocando figurinhas" com a galera do Firefox OS

Marcos tentando entender o funcionamento do "bagulho"

Seja um bom administrador de sistemas ou acabe com o Vegeta

 Thin Client da Intel

 Hein???

Paparazzi usando uma super lente externa no Galaxy "whatever" na palestra do Maddog

Piso de Tux iluminado

Você ainda vai ouvir falar muito sobre Internet das Coisas

Em breve publico mais alguma coisa...

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Uma visão geral do primeiro dia no FISL 14

Apresentar o FISL é totalmente desnecessário por aqui. Esse já é o quinto ano consecutivo que participo do evento, iniciando lá no FISL 10 e agora no FISL 14, e desde que criei o blog, todo o ano deixo minhas impressões registradas aqui.


Considerando que o evento sempre ocorre no mesmo espaço, a primeira sensação que tive quando entrei na área dos expositores foi um tanto frustrante; arrisquei comentar que haviam feito um printscreen do layout passado, colado e copiado os estandes dos mesmos expositores para os mesmos lugares que já ocuparam na edição anterior. Na realidade, acabei sendo um tanto precipitado, pois além de parcerias clichê como a Caixa Federal não estarem sendo representadas pelas belas modelos servindo café grátis com um espaço próprio, alguns locais mudaram de lugar, como a área multiuso e as bancadas reservadas para os grupos de usuários e os telecentros, agrupando tudo em um mesmo espaço de "lazer".

 Área destinada aos Grupos de Usuários e Telecentros

Para o primeiro dia, a rotina foi bastante puxada, pois dediquei boa parte do tempo nas palestras, envolvendo assuntos disputados e bem aceitos pelos participantes. Como o foco não é comentar cada palestra, faço destaque para três delas, as quais eu consideraria como tops entre as que assisti; a primeira é "Desenvolvimento de Negócios Inovadores com Software Livre", ministrada por Dionara de Oliveira. O assunto chave basicamente foi o empreendedorismo, virtude que em tese não falta no mercado atual, mas na prática poderia ser bem mais explorada. Dionara ressaltou pontos que empreendedores e aspirantes deveriam seguir, como foco (saber para onde está seguindo), não ter medo de admitir que está sentindo medo, saber desenvolver as qualidades e não somente pensar em corrigir os defeitos e traçar um seguimento de mercado da forma mais específica possível. O segundo destaque faço para a palestra "Automação Residencial com Android, Arduino e Raspberry Pi", ministrada por Diego Guimarães e Tiago da Silva, uma dupla já veterana no evento, trazendo sempre suas palestras envolvendo eletrônica e sistemas embarcados. Os caras não só mostraram como pode ser possível automatizar um sistema de iluminação, oferecendo comunicação através de uma placa Arduino, conectada em uma rede Ethernet, possibilitando o controle por uma aplicação para Android, assim como provaram que manjam do negócio quando implementaram XBMC em um Raspberry Pi, transformando em um mídia center, mas ao mesmo tempo, trabalhando com scripts que são capazes de interpretar feeds, buscar arquivos de vídeo (no caso, séries de TV) automaticamente no momento em que um novo episódio é disponibilizado, copiando tudo para um HD externo conectado em uma das portas USBs do Raspberry. A terceira referência faço para a "LaTex como Linguagem de Programação", ministrada pela Melissa Weber Mendonça, uma matemática por formação, mas que gosta de explorar os paradigmas de programação. Apesar da abordagem ter ocorrido de forma mais técnica, para alguém que na prática nunca viu ou programou o LaTex, até que pra mim não foi tão difícil. Basicamente, LaTex é um sistema (ou conjunto de definições) que podem ser utilizados para definir previamente a formatação de um texto, programando as tags e marcações referentes, compilando assim um resultado final, o que acaba sendo a formatação.

Automação Residencial com Android, Arduino e Raspberry Pi

O FISL é um evento multiuso, multiplataforma e multiusuário, o lugar ideal para discutir, criar e difundir ideias e conhecimentos. O evento continua e na medida do possível, vou publicando mais material.